Boas Práticas para roteadores
- fibraoptica naveia
- 24 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Um aparelho tão famoso, está em quase todas as residências desse mundo a fora, mas é tão pouco conhecido pelos seus usuários.
O conceito básico de um usuário, ou as vezes até de muitos que trabalham com essa tecnologia, é ligar na tomada, inserir nome e senha, e pronto, roteador pronto para uso, mas será que realmente é só isso?

Um dos principais cuidados na hora de instalar um roteador, é a altura. Se tratando de boas práticas um roteador não pode ficar a menos de 1,70m á 1,80m de altura.
Quase tudo na nossa casa causa interferência, você sabia que até o nosso corpo, por ter um índice alto de água, causa interferência?
Telefone sem fio, micro-ondas, carrinho de controle remoto, Bluetooth entre outros causam interferências, isso acontece pelo fato desses aparelhos, usarem a mesma frequência que o nosso roteador, isso é devido a onda 2.4ghz, ser uma frequência não licenciada (aplicações de uso não-licenciado do espectro), isso não quer dizer que são piratas, mas sim uma fatia do espectro eletromagnético, que não é necessário pagar uma licença para poder usar, por isso a maioria dos equipamentos utilizam essa frequência, então para não ter problemas futuros não deixe seu roteador próximo do chão.

espectro eletromagnético
Outro fator importante, é ter qualidade de sinal, e para isso é necessário ter células mais fortes, e para células mais fortes, faz-se necessário ter boa cobertura, isso quer dizer na prática, que você precisa estar próximo ao roteador, não adianta chegar la no seu quarto, pelo menos duas (barrinhas), para ter boa navegação é preciso levar em conta toda interferência, com um sinal de -70 captado, você precisa ter em mente que você irá subtrair o sinal ruído para se obter o resultado real de sinal, por exemplo:

QS (qualidade de sinal) = -70
RS (Sinal ruído) = -30
você tem na realidade -40 de sinal, e é em cima disso que o seu roteador, e seu dispositivo vão trabalhar, e -40 é um cenário incrível se tratando de QS.
por isso aprender sobre, modulação, Sinal ruído, projeto Wi-Fi, não se trata de modo (NUTELA), se trata de qualidade, entender a tecnologia que você trabalha, é indispensável para você fornecer uma internet de qualidade.
Você trabalha em um provedor? é técnico? supervisor? ou só um amante da tecnologia?
Não importa, verifique se os problemas que você vem tento no seu ISP, não está atrelado a esses fatores, as vezes você fornece uma boa internet, mas a outros fatores que atrapalham o uso da mesma, sem falar no dispositivo cliente, celular antigo, desatualizado, com poucas antenas internas e etc...
Por hoje vamos ficando aqui, o assunto é extenso, mas podemos continuar em uma próxima oportunidade, abraço a todos e até mais.
Comments