O que é a fibra óptica?
- fibraoptica naveia
- 17 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2020
É uma tecnologia baseada em um filamento flexível e transparente, que conduz informações por meio da luz, com um fenômeno chamado de reflexão. Por conta disso, é conhecida por uma alta capacidade de transmissão, por alta velocidade e baixa atenuação.
Um cabo consegue transmitir cerca de um bilhão de bits por segundo.
As fibras ópticas são geralmente muito finas, com apenas alguns micrômetros de espessura (10-6m), mas podem ter vários quilômetros de comprimento. Fibras ópticas têm diversas aplicações, sendo a transmissão de dados uma das mais comuns.

Fonte: brasilescola
Com a evolução das ferramentas computacionais e o surgimento de tendências como internet das coisas, e análise de Big Data, a demanda por alta conectividade cresceu bastante nos últimos anos.
Para que essas aplicações funcionem corretamente, com processamento em tempo real, a internet tem que ser rápida e estável.
Tipos de fibras óticas

Os tipos variam conforme o tipo de fonte luminosa usada e a quantidade de sinais que podem ser emitidos dentro da fibra:
Monomodo
A propagação é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. O que significa que a largura da banda utilizada é
maior e há menor dispersão da luz laser emitida, permitindo a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Apesar de a qualidade superiordas fibras monomodo, a fabricação é mais cara, o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas.
Multimodo
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. Dessa maneira, ainda se encontram duas subdivisões: fibras multimodo de índice degrau e as de índice gradual.
→ Vantagens
Velocidade de transmissão: A maior parte dos cabos de fibra óptica usados no mundo é capaz de transmitir 40 Gbit/s (Gigabits por segundo – 109 bits/s), entretanto, atualmente existem tecnologias que são capazes de transferir até 1 Pbit/s (Petabit por segundo – 1015 bits/s).
Resistência a interferências eletromagnéticas: Os cabos de fibra óptica são feitos de materiais dielétricos, e a propagação da luz no interior desses materiais não sofre interferência por ondas eletromagnéticas externas.
Baixa atenuação de sinal: Diferentemente dos cabos condutores, as fibras ópticas conseguem transmitir informações com pequenas perdas: cerca de 0,2 dB/km (0,2 decibels – unidade de intensidade da energia carregada pela onda).
Custo: Os cabos de fibra óptica são mais baratos que os cabos condutores de cobre.
Vida útil: Esse tipo de cabos tem uma vida útil muito longa, estimada em mais de 100 anos de uso contínuo.
Espaço: Em razão da sua taxa de transferência de dados, os cabos de fibra óptica ocupam espaços muito menores do que os cabos convencionais.
→ Desvantagens
Aplicação: Os cabos de fibra óptica são subterrâneos ou sempre conectados ao chão.
Fragilidade: Os cabos de fibra óptica são sensíveis e podem se romper mais facilmente que os cabos de cobre, além disso, não são tão maleáveis quanto cabos metálicos.
Distâncias: Apesar de absorverem pouca luz, os cabos de fibra óptica que cobrem grandes distâncias, como aqueles que são submarinos, precisam de muitos repetidores de sinais para reforçar as perdas da intensidade da luz.
De qualquer forma, a muito mais vantagens na fibra óptica, por isso ela cresce tanto no mercado
Confira também os vídeos informativos sobre a fibra
Quer uma dica para crescimento profissional?
acesse o link

Comments